10 dos lugares mais fantásticos do planeta

Olá leitores do Blog #NMV, hoje vamos falar sobre 10 dos lugares mais fantásticos do planeta, sabemos que existem outros lugares que são talvez igualmente fantástico assim como estes que vamos apresentar, quem sabe seu próximo destino não seja um destes lugares! Confira a matéria.

Grand Prismatic Spring, Wyomin, EUA

Grand Prismatic Spring Wyoming, EUA

O Parque Nacional de Yellowstone foi uma ideia que se espalhou pelo mundo. Em 1872 o tema conservacionismo não era algo que fazia parte da agenda dos políticos, empresas e sociedade. Parques públicos criados com o intuito de proteger a paisagem natural e seus habitantes já exisitiam, mas Yellowstone foi um dos primeiros a ter recursos federais. Este conceito espalhou-se por todo o globo e parques nacionais floreceram nos mais distintos habitats, de florestas a desertos, de áreas costeiras a ilhas isoladas.

As razões para selecionar Yellowstone como pioneira nos Estados Unidos não são poucas. Aqui está uma das maiores concentrações de gêiseres do planeta, um show de águas termais que explodem a intervalos regulares. Seus lagos policromáticos e fauna diversa são outros atrativos que mereciam especial atenção. Ursos-pardos, ursos-negros, alces, cervos, lobos e manadas de bisões – um antes numeroso ungulado que quase foi extinto no século 19 – são alguns dos animais mais populares entre os visitantes.

O parque é imenso, contando com seu proprio cânion, o Grand Canyon of Yellowstone, as dramáticas quedas d’água Upper e Lower Falls e o vale Hayden. Grand Prismatic Sprin é a maior fonte de água termal nos Estados Unidos, vem encantando os visitantes de Yellowstone por gerações. Não importa se é Verão ou Inverno, a West Thumb Geyser Basin no Lago em Yellowstone forma impressionantes piscinas geotérmicas de águas azuis que encantam nossos olhos. Gêiseres animados de Yellowstone e fontes termais são clássicos das férias em família para quem visita a região. Rio com águas poderosas em Yellowstone seguem em direção às icônicas Upper Falls. Este local no deserto é, na verdade, facilmente acessível a partir da Grand Loop Road.

Spotted Lake, Colúmbia Britânica, Canadá

spotted-lake-3

Spotted Lake é um lago de sal localizada a noroeste de Osoyoos, em British Columbia. Ele está localizado perto desta cidade, ao lado da estrada 3.

Spotted Lake tem uma alta concentração de numerosos minerais diferentes. Ele contém algumas das maiores quantidades no mundo de sulfato de magnésio, cálcio e sulfatos de sódio. Também contém extremamente altas concentrações de outros minerais, bem como pequenas doses de cerca de outros, como a prata e o titânio. Esses minerais também foram utilizados na fabricação de munições para Primeira Guerra Mundial.

A maior parte da água no lago durante o verão se evapora, deixando para trás todos os minerais. Grandes “spots” (pontos, no inglês) no lago aparecem e dependendo da composição mineral no momento, os pontos serão de cores diferentes. Os pontos são feitos de sulfato de magnésio, principalmente, o que efetivamente se cristaliza no verão. Nesta estação os minerais no lago permanecem, endurecendo para formar calçadas naturais em torno e entre os pontos.

Goblin Valley State Park, Utah, EUA

Goblin Valley State Park, Utah, EUA

São milhares de torres de pedra com forma de cogumelo, algumas de vários metros. Parece a obra de um gigante, mas é resultado de processos de milhares de anos de erosão. Goblin Valley State Park faz pensar nas paisagens de planetas distantes dos filmes. O parque fica entre Green River e Hanksville, no estado americano de Utah.

Lago das Águas-Vivas, Ilha Koror, Palau

Lago das Águas-Vivas, Ilha Koror, Palau

Palau, ou República de Palau, é um país independente localizado entre o Mar das Filipinas (ao norte) e a Indonésia e Nova Guiné (ao sul).  Consiste em oito principais ilhas, e mais de 250 ilhotas e atóis

Palau oferece uma experiência mágica e única! Já imaginou nadar em um lago repleto de águas vivas, sair ileso e mega hipnotizado por tamanha beleza? Pois é, Palau é possivelmente o único lugar do mundo onde isso é possível.

Nesse lugar, chamado JellyFish Lake, um lago marinho de Palau que fica nas Rock Islands, milhões de águas vivas douradas migram horizontalmente todos os dias. Isso acontece porque o lago, no passado, era ligado com o oceano, mas quando o nível de água baixou essas belíssimas criaturas ficaram isoladas lá, e o ambiente cheio de algas e sem nenhum predador ocasionou na perda dos ferrões das águas-vivas, já que esse mecanismo de defesa do animal acabou tornando-se inútil. Hoje estima-se que existam cerca de 8 milhões delas no lago.

Parque Nacional Skaftafell, Kirkjubaejarklaustur, Islândia

Parque Nacional Skaftafell, Kirkjubaejarklaustur, Islândia

As cavernas de gelo de Skaftafell são estruturas temporárias que aparecem nas bordas das geleiras no Parque Nacional Skaftafell, localizado entre Kirkjubæjarklaustur e Höfn, no sul da Islândia.

Estas cavernas no gelo da geleira são resultados de moinhos glaciais, onde a chuva e derrete a água na superfície da geleira e são canalizadas para fluxos que entram na geleira por fendas. A mais famosa caverna de Skaftafell foi formada por uma cachoeira que esculpiu uma obra-prima na geleira.

Lago Mono, Califórnia, EUA

Lago Mono, Califórnia, EUA

Esse lago fica ao leste da Serra Nevada. Se você for ao Lake Tahoe dá para dar uma esticada até Mono Lake que fica do outro lados das montanhas. A grande atração desse lugar são as tufas, formações minerais de milhares de anos que também são encontradas na superfície de marte! E sim, parece mesmo paisagem de um outro planeta. Na região também existem várias fontes de água térmica que valem a visita.

Esse lago tem uma concentração de sal três vezes maior que a água do mar. É possível ver na sua superfície as pontas de calcário retorcidos resultantes do contato do cálcio das fontes subterrâneas com os carbonatos da água.  É uma paisagem bem diferente e até esquisita.

Parque de Macacos da Neve de Jigokudani, Nagano, Japão

Parque de Macacos da Neve de Jigokudani, Nagano, Japão

Jigokudani Yaen Koen ou Monkey Park é um parque localizado em uma área montanhosa em Nagano, bem no coração do Japão. O Parque fica dentro do Vale do Rio Yokoyu, na cidade de Yamanouchi e sua altitude chega a 850 metros, motivo pelo qual o faz ficar coberto de neve durante quatro meses por ano.

É conhecido como “Vale do Inferno” por causa do cenário exótico: Muitas bolhas de água fervente e muito vapor que saem das águas termais. À partir de 1963, os macacos da neve (Macaco fuscata), animais comuns das selvas e alpes japonesas, passaram também a usufruir do onsen natural para se aquecer.

Eles vão para lá também atrás de comida, que durante o inverno rigoroso, fica mais escasso e também para terem seus filhotes que nascem durante a primavera, entre abril a julho. Estima-se que cerca de 200 macacos da neve vivem na região. Sua pele é bem espessa e isso o faz ser bem resistente ao frio do local, onde a temperatura chega a ser negativo.

Ao chegar no local, as pessoas se impressionam com os macacos relaxados na sauna natural. Lá é um verdadeiro Spa para os macacos. E como não podia deixar de ser, acabaram virando atração turística no parque. A fama internacional aumentou em 1998, durante as Olimpíadas de Inverno de Nagano, onde visitantes de várias partes do mundo visitaram o lugar.

Depósito de gás “A porta do inferno” Darvaza, Turcomenistão

Depósito de gás “A porta do inferno” Darvaza, Turcomenistão

A Cratera de Darvasa, também chamada de Porta para o Inferno é um campo de gás natural localizado em Darvaz (ou Derweze) (também escrito Darvaza, que significa “porta”), na província de Ahal, no Turcomenistão. A cratera é conhecida pela sua chama que vem queimando continuamente desde 1971, alimentada pelos ricos depósitos de gás natural na área. Ela exala um forte cheiro de enxofre que pode ser sentido à distância.

O local foi identificado em 1971 por cientistas da então União Soviética pensando que este poderia ser um campo de petróleo . A partir dessa premissa, eles montaram um acampamento com uma plataforma de perfuração para avaliar a quantidade de gás e petróleo disponíveis no local. Como os soviéticos estavam satisfeitos com o sucesso em encontrar esses recursos, eles começaram a armazenar o gás. Porém, durante as escavações foi descoberta uma caverna subterrânea de grande profundidade, repleta de gás tóxico. Num certo momento dos trabalhos, o chão sob a plataforma de perfuração cedeu abrindo uma grande cratera que engoliu os equipamentos. Nenhuma vida foi perdida no incidente, mas grandes quantidades de gás metano foram lançadas na atmosfera criando enormes problemas ambientais e imenso dano ao povo das aldeias, resultando em algumas mortes.

Temendo a liberação de mais gases nocivos da cratera, os cientistas decidiram queimá-los. Eles consideraram que seria mais seguro queimá-lo do que extraí-lo do subsolo, pois isso exigiria processos caros. Em termos ambientais, a queima do gás é a solução mais coerente quando as circunstâncias são tais que ele não pode ser extraído para uso. O gás metano lançado na atmosfera também é um perigoso gás de efeito estufa. Naquele tempo, as expectativas eram de que o gás iria queimar por alguns dias, mas ainda está queimando décadas depois de ter sido incendiado. Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas da cratera.

Parque das Flores de Hitachi, Ibaraki, Japão

Parque das Flores de Hitachi Ibaraki, Japão

Não tem como não se encantar com a beleza do Hitachi Seaside Park, um parque de flores, localizado na cidade de Hitachinaka, província de Ibaraki, ao lado da Praia Ajigaura. Hitachi Seaside Park é um parque muito procurado pelos turistas durante o ano todo, pois a cada estação, seu cenário se modifica completamente, enchendo os olhos dos visitantes com a beleza das suas flores sazonais.
O parque em si, não é muito grande. Sua área abrange apenas cerca de 3,5 hectares, porém a cada temporada, você vai encontrar uma variedade diferente de flores florescendo sobre o “Miharashi no Oka“, uma maravilhosa colina, que nas partes mais elevadas, pode-se ter uma vista panorâmica do Oceano Pacífico.
Embora não seja a vista para o mar que atraia as pessoas até Hitachinaka – São os magníficos jardins do Hitachi Seaside Park. Em 2011, a pequena cidade que fica na costa leste do Japão, foi devastada pelo grande tsunami. Hoje em dia, a região foi restaurada e os belos jardins voltaram a encantar os olhos dos visitantes.

Plantações de arroz de Yuan Yang Yunnan, China

china2

Honghe Hani Rice Terraces é um incrível conjunto de terraços de arroz, localizada em Yanna, na China. As incríveis plantações submersas parecem uma espécie de mosaico, quando vista de cima, formando paisagens únicas.

Os maravilhosos terraços estão distribuídos em quatro municípios chineses: Yanyang, Honghe, Jinpin e Lvchun. Em 2013, Honghe Hani foi listado como um Patrimônio da Humanidade. A colheita de arroz é uma atividade tradicional e cultural da região, possuindo mais de 1.200 anos de atividade.

Sua localização remota, a falta de um aeroporto nas proximidades e as estradas ruins do local, fazem com que o turismo não seja ponto forte da região. Recentemente foram construídas rodovias à distâncias mais próximas de Yuanyang, de forma que agora pode ser alcançado por uma viagem de sete horas de ônibus direto da capital Yunnan Kunming, e 6 horas da cidade de Hekou, na fronteira com o Vietnã.

Devido as temperaturas de inverno, só é possível realizar uma colheita de arroz por ano. A partir de setembro até meados de novembro, dependendo da altitude, os terraços são preenchidos com água até o mês de abril, quando começa o plantio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s