Café da manhã de Hotel é tudo igual? Será?

Pelas minhas andanças por aí, ao longo do tempo fui percebendo que café da manhã em hotel não é sempre a mesma coisa e que pode ser sim um diferencial na escolha da hospedagem. Primeiro porque existem algumas classificações internacionais padronizadas e utilizadas nos resorts, hotéis e hostels, Segundo que quando estou viajando o café da manhã, ao contrário da minha rotina de vida normal, é minha principal refeição e terceiro que não curto muito essa de acordar cedo e ir na padaria mais próxima tomar um café. Portanto, quando estou procurando uma acomodação, o estilo e a qualidade do café da manhã pesam na minha decisão.

A questão principal é que existem pelo menos três tipos de café da manhã: o continental (o mais comum), o café da manhã americano (o nome é apenas uma classificação) e o café tropical (mais comum no Brasil e hotéis de praia). A ressalva fica por conta de algumas pousadas menores que preferem “personalizar” o café da manhã, mas no geral existem mesmo esses três tipos de café que são servidos nas hospedagens mundo afora. Vejamos:

Café continental ou pequeno-almoço

continental-breakfast
Café Continental ou Pequeno-Almoço

O primeiro e mais comum é o café continental ou pequeno-almoço. Servido na grande maioria dos hotéis. Em alguns estabelecimentos é pago a parte e sempre é servido no salão. Composto por:

-bebidas quentes (café, chá, chocolate);

-pão pequeno ou torradas;

-manteiga,  geleias e

-complementos que dependerão da disponibilidade, geralmente um suco de fruta, um iogurte ou algo tradicional do lugar.

Café Buffet ou café americano

cafes-da-manha-estilo-buffet
Café buffet ou café americano

O Segundo mais comum é o café estilo buffet ou café americano. É mais caprichado do que o continental, podemos dizer que é o café da manhã 5 estrelas. Como é servido em hotéis de categoria superior, normalmente já está incluído na diária. Contudo, é bom verificar antes. Composto por:

-bebidas quentes (café, leite, chocolate, chá);

-pães sortidos: pão e torradas;

-frutas: maçã, pêra, banana, laranja, etc;

-suco de frutas: laranja, manga, melancia, melão, etc;

-cereais: corn flakes, granola, musli;

-ovos: omeletes, ovos mexidos, e à lacoque;

-carnes: presunto e salame e

-laticínios: iogurtes e queijos.

Café Tropical

tropical-breakfast
Café Tropical

O terceiro é chamado de café tropical. Muito servido no Brasil dada a sua diversidade de frutas e composto por:

-bebidas quentes: chás variados, café, leite , chocolate, capuccino;

-frutas: melão, maçã, mamão, melancia, ameixa uva , abacaxi, figo, banana, laranja e salada de frutas;

-pães e bolos: francês, de milho, de centeio, cuca, croissant;

-cereais, geleias, queijo e ovos.

Café Inglês

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Café Ingles (English Breakfast)

O quarto e talvez menos comum para nós mas muito servido no Reino Unido e adjacências é o café inglês.

O tradicional café da manhã inglês pode ser encontrado na maioria dos pubs e em muitas lanchonetes, muitas vezes por preços bem convidativos considerando a quantidade de comida servida. A composição pode variar de um lugar para outro no Reino Unido. Também é servido em praticamente todos os hotéis e pousadas do país.

Composto basicamente por:

-bebidas: café ou chá;

-pão torrado ou waffle com manteiga e geleia;

-cereais tipo corn flakes;

-ovos,  bacon, salsichas, pão frito, feijão cozido e cogumelos ou algum outro embutido.

Conclusão

São esses os tipos de café da manhã que encontramos. Alguns já inclusos na diária, outros pagos à parte, o importante é  certificar-se na hora da reserva. Eu sempre optei pelo estilo continental e nunca tive problemas, em alguns lugares é melhor, em outros mais ou menos mas em todos sempre encontrei o que procurava: pão com geleia, café com leite e algum complemento como iogurte ou fruta.

#Uma dica que acho importante falar é sobre o valor do café da manhã e o impacto desse valor no custo final da hospedagem. Já vi algumas boas acomodações com preços ótimos e um café com valor absurdo, em torno de 20 Euros por pessoa e por dia. Muito caro!! É quase o valor de um almoço ou de um jantar.

Um preço que acho justo é de até 10 Euros. Já me hospedei também em hotéis com diárias mais altas e com um café da manhã muito bem servido. É importante comparar e ter em mente o que necessário para você. Conheço pessoas que dispensam o café da manhã, comem um biscoitinho com café puro ou chá e seguem o dia.

Se você for desse tipo, pode ser mais vantajoso ficar em lugares que cobram o café a parte, porque assim você passa no mercadinho mais próximo, compra alguma coisa,  aproveita a chaleira elétrica que geralmente tem nos quartos, faz seu café e tudo bem! Fica mais econômico. Mas isso só vale para pessoas que conseguem ficar boas horas com pouco ou quase nada no estômago. Eu sempre recomendo aproveitar o café da manhã. Quando estamos bem alimentados os passeios rendem mais e não sentimos a necessidade de ficar “beliscando” nada durante o dia (o que pode ser um gasto considerável no orçamento e quase sempre não é calculado). Mas isso vai do organismo de cada um.

Veja também 10 resorts para você curtir sobra, água fresca e a família.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s