União Européia irá cobrar taxa de 5 Euros para Turistas Estrangeiros

A Europa confirmou que vai aumentar o controle na entrada dos turistas, inclusive dos brasileiros, em breve. A principal mudança será  a criação do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem). A expectativa é que ele seja semelhante ao ESTA adotado pelo governo americano, composto por um formulário online a ser preenchido antes da viagem.

A boa notícia é que o valor da taxa que será criada com o novo sistema não será de 50 euros, como chegou a ser estudado e divulgado pela imprensa europeia em setembro, mas apenas de 5 euros, algo que gira em torno de R$ 18.

O novo procedimento faz parte do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, válido para qualquer viajante isento da obrigação de visto. Para embarcar, o passageiro vai precisar ter preenchido um formulário online com informações pessoais e ter pago a respectiva taxa. Neste formulário serão feitas perguntas como emprego, grau de escolaridade, entre outras.

“A autorização, cujo pedido não levará mais de dez minutos a preencher e que necessita unicamente de um documento de viagem válido, será válida por cinco anos e pode ser utilizada para várias viagens. Uma taxa de tratamento do pedido de apenas 5 EUR será aplicada a todos os requerentes com mais de 18 anos”, diz o comunicado da UE.

A previsão é que este novo sistema entre em vigor apenas em 2019, até lá não estão previstas mudanças na entrada dos passageiros no espaço Schengen. O objetivo principal do novo procedimento é aumentar o controle em fronteiras europeias, assim evitando possíveis imigrações clandestinas ou problemas ainda maiores, como de terrorismo e coisas assim.

Leia o comunicado oficial no site da Comissão Europeia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s