Estados Unidos: esclareça algumas dúvidas sobre conexão, imigração e bagagem.

Cada vez mais gente viaja aos Estados Unidos com conexão, seja na América Latina, seja em outra cidade americana. Quantas imigrações você vai fazer? O que faz com a bagagem?

Imigração sempre só vai ser uma. Quanto à bagagem, há pegadinhas. Vamos lá:

Voando aos Estados Unidos com conexão na América Latina.

alx_mundo-controle-fronteira-eua-20150304-001_original

Se você vai fazer conexão na Cidade do Panamá, em Lima, em Bogotá ou na Cidade do México, não se preocupe com procedimentos burocráticos: no aeroporto de conexão você ficará na ala de trânsito internacional. Vai desembarcar do vôo e já pode procurar o portão de onde sairá seu próximo vôo, sem passar pela imigração no local.

A imigração será feita no primeiro aeroporto americano em que você desembarcar. Sua bagagem vai direto para lá.

Se você estiver fazendo apenas conexão, não será necessária nenhuma vacina, pois seu destino final é os Estados Unidos. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de visitantes brasileiros.

Caso você tenha algum outro trecho doméstico para chegar ao destino final deste vôo, leia o tópico abaixo.

Voando aos Estados Unidos com conexão dentro dos Estados Unidos

sita_2008_1891

A imigração nos Estados Unidos é sempre, invariavelmente, feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar. Assim, é certeza que você vai fazer a imigração no destino do seu vôo inicial — seja Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Washington, Nova York, Chicago, Detroit ou Los Angeles.

Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar as suas bagagens naquele aeroporto mesmo. Eu sei, o seu recibo de bagagem colado no canhoto do cartão de embarque mostram que as suas malas estão etiquetadas até o destino final, mas você necessariamente precisa retirar as malas ali.

O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante ou muambeiro) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.

É esquisito, ninguém te dá recibo, parece que você nunca mais vai ver sua mala, mas funciona. Pegue a mala no carrossel, passe pela alfândega, procure o ponto de entrega de malas para conexão — e então parta à procura do portão de embarque do seu próximo vôo. Você vai precisar passar por todo o procedimento de segurança dos aeroportos americanos, que são um inferno.

Detalhe: Tenha muito cuidado ao escolher vôos com conexões muito curta, pois o risco de perder a conexão é muito grande, recomendo sempre conexões com intervalo minimo de 3 horas entre os vôos, é claro que isso depende de cidade para cidade de acordo com o tamanho do aeroporto, quantidade de bagagem

Documentos necessários para a imigração

visto_americano20140728_0001

Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um passaporte válido e de um visto válido.

Caso o visto válido esteja num passaporte que expirou, basta carregar o passaporte que expirou junto com o passaporte válido. É muito comum, você não será o primeiro, eles estão acostumados.

Se você ainda não tem o visto americano, não deixe de ler o post Como tirar Visto Americano.

Para os Estados Unidos não é necessário que o seu passaporte continue válido por seis meses depois da entrada; basta que esteja válido durante a sua permanência.

O agente sempre vai perguntar o propósito da sua viagem (responda “holiday” ou “business”) e a duração. Se você for a trabalho, precisa ter um visto B1-B2 (negócios). Se for em missão jornalística, precisa ter visto de jornalista. Caso você vá a trabalho, diga que está indo a trabalho mas só tenha visto de turista, será barrado.

Dificilmente pedem para ver passagem, e mais raramente ainda pedem para ver a reserva de hotel (o nome do hotel podem perguntar). Seja honesto e não caia em contradição.

Precisando, sempre haverá algum agente que fale espanhol.

E quem tem passaporte europeu?

wpid-photo-11giu2013-1901

É necessário que o seu passaporte contenha seus dados biométricos. Você vai precisar também preencher um formulário eletrônico de viagem, o ESTA.

Use o seu passaporte brasileiro ao sair do Brasil e ao retornar. Use o passaporte europeu para entrar e sair dos Estados Unidos.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

Saindo dos Estados Unidos

Não há guichês de imigração de saída. Você passará pelo raio-x e só. Não se preocupe com as malas em conexão: a bagagem será despachada direto para o Brasil.

Leia também: De Los Angeles a Las Vegas. Uma verdadeira aventura pela Costa Oeste dos Estados Unidos

 

Publicado por Danilo Costa

✈️ Travel Blogger and Travel Agent. Apaixonado por viagens! Aqui você vai conferir o que há de melhor em Viagens e Turismo. 33 anos, Turismólogo, Agente de Viagens desde 2007.

34 comentários em “Estados Unidos: esclareça algumas dúvidas sobre conexão, imigração e bagagem.

  1. como dar baixa na saída dos eua? Quando retornei de miami na ultima viagem e passei pela imigração no Brasil, disseram que não constava minha saída de Miami. Como resolver?

    Curtir

  2. Prezado Danilo
    Minha esposa e eu faremos uma viagem ao Canada e faremos escala na Cidade do México. Teremos 2 horas entre um voo e outro. Este tempo é suficiente para realizar todos os tramites?
    Falando nisso, como é o procedimento na escala, ou seja, devemos passar por todo o procedimento de imigração?

    Curtir

  3. Bom dia. Irei viajar em setembro de Orlando para Las Vegas com conexão em Los Angeles pela American Airlines, gostaria de saber se na conexão em LA, eu terei que passar novamente pela imigração e também se terei que pegar as malas para despachar, ou se elas iram direto para o destino final (Las Vegas), Qual seria o procedimento?, Não encontrei essa informação em lugar nenhum. Desde já agradeço se puder me ajudar.

    Curtir

    1. Douglas,
      O processo para um vôo com conexão para os Estados Unidos é o seguinte: imigração, esteira de bagagem, alfândega, redespacho da bagagem e entrada da área segura.

      Em um voo com conexão rumo aos Estados Unidos você precisa retirar a bagagem para passar na alfândega.

      Curtir

  4. Olá. Tenho muito medo de perder minhas malas na conexão… rsrs
    Ano que vem vou para Toronto, com conexão em NY. Como é o procedimento nesse caso?
    3 horas de conexão é o suficiente para fazer tudo e não perder o voo seguinte?

    Curtir

    1. Olá Bia, o procedimento é bem simples!
      Quando você chegar em NY você vai pegar a bagagem, passar pela imigração e despachar sua bagagem novamente (não precisa ir no balcão da cia aérea) assim que passar pela imigração já tem um local para redespacho.

      03 horas é suficiente, da tempo até de tomar um cafézinho! Pode ficar tranquila.

      Qualquer dúvida estamos a disposição 😉

      Curtir

  5. Oi Danilo obrigada pelas dicas, Tenho uma duvida vou ir em familia para Orlando e na volta tem conexao de 10hs noturna, pretendemos desembracar e dormir em algum hotel. Posso retirar as malas? Fico com receio de deixar no aerporto de Lima, pois esta tendo muitos casos de furto de objetos de dentro da mala.

    Curtir

  6. Vou ao Texas ano que vem com minha família. Comprando a passagem Rio-Miami e Miami-Austin fica muuuito mais barato (R$4.000). É seguro? Como devo fazer em relação às bagagens. Estou pesquisando passagem para o segundo trecho apenas na manhã do dia seguinte, para evitar problema de atraso com bagagem e imigração.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Rafael, é seguro sim! Os cuidados de segurança você tem que ter onde está comprando a passagem (vc tem que verificar se o site ou empresa são confiáveis).
      Em relação as bagagens você terá que retirar em Miami no desembarque e despachara novamente para Austin.

      Curtir

  7. Olá! Vou para Nova York em outubro, vou ficar 5 dias lá e depois vou pegar um vôo para Orlando, em orlando vou precisar passar pela imigração novamente?

    Curtir

  8. Parabéns, estava com muitas dúvidas referente às bagagens e você me ajudou. Obrigado, mas estou com uma outra dúvida nesses aeroportos tem carrinho para carregar as malas? é que irei sozinha com uma bebê de 1 ano e 10 e 4 malas

    Curtir

  9. Boa noite.

    Farei um voo de NY para LAX que terá conexão em MSP de 40 minutos. Dá tempo de fazer esse trâmite todo?
    Agora já fiquei muito nervosa ao ler essa postagem rs.
    Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Letícia, tudo bem?
      Depende, se você tiver sorte de não ter muita gente na fila, da tempo sim!
      Mas geralmente se a Cia Aérea vende um voo é porque da tempo de fazer a conexão e imigração.
      Depois conta pra gente se deu certo.

      Curtir

  10. Bom dia,

    Eu sou angolano, pretendo viajar pra Nicarágua e o voo que pretendo pegar a conexão é essa: Qatar – Miami- Manágua. Será que preciso de visto de trânsito?

    Curtir

    1. Olá Morais, tudo bem?
      Sim! Você precisará de visto americano!
      Qualquer voo que fizer escala ou conexão nos EUA deverá ter o visto americano, exceto pessoas dos países que fazem parte do programa de isenção de vistos conforme abaixo:

      Portugal, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, San Marino, Singapura, Eslováquia, Eslovênia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Formosa ou Reino Unido.

      Estes ainda deverão obter um visto eletrônico (ESTA) para entrar nos Estados Unidos.

      Curtir

  11. Oiii, gostaria de alguma informação que possa me ajudar. Eu e meio esposo perdemos uma conexão em Atlanta na nossa lua de mel por conta da demora no controle de passaportes que durou em média duas horas. Os bilhetes foram adquiridos com os horários já programados pela companhia aérea e o tempo de conexão era de 2h e 17 mim. Ou seja perdemos o voo ainda na fila. Depois deixaram a gente em standy by, tentamos embarcar em vários voos e nada, em um deles conseguimos e depois fizeram a gente sair da aeronave, não forneceram nenhum suporte. Ao todo até conseguir chegar ao destino final ocorreu um atraso superior a 24 horas em nossa viagem, além de outros prejuízos com perda de diárias, transportes etc. Essa perca de conexão enseja danos materiais ? Acredito que a companhia aérea deva saber o tempo necessário para embarque, retirada de bagagens e ida até o portão de embarque. Depois fomos saber que esse era um dos aeroportos mais movimentados no mundo.

    Curtir

    1. Olá Angélica, tudo bem?
      Eu sou agente de viagens e sempre recomendo para meus clientes voos com conexões superiores a 3 horas nos Estados Unidos, justamente para evitar situações como a que você passou.
      Existem companhias aéreas que vendem voos com conexão de 50, 40 e até 30 minutos, acredito que esses voos são pensados para cidadãos americanos, que não precisam fazer os tramites de imigração, porém quando você pega aeroportos movimentados é muito comum os clientes perderem a conexão.
      Para fins jurídicos o ideal é procurar um advogado especializado em questões como essa, para que ele possa examinar com detalhes quais sãos os deveres e obrigações da cia aérea.

      Para uma próxima viagem, principalmente quando envolver imigração em aeroportos grandes e movimentados pense sempre no tempo que poderá precisar para fazer o tramite.

      Obrigado por seu comentário!

      Curtir

  12. Oi Danilo, tudo bem?
    Vou fazer um voo de GRU – MEX e MEX-LAX, em Los Angeles terei que pegar outro voo interno para a cidade de Salt Lake City (Utah), comprei as passagens separadas, pois ficou mais barato, terei que sair do aeroporto e entrar novamente?

    Curtir

  13. Vou viajar do Rio de Janeiro para Brisbane com conexão em Atlanta de 4horas e depois de 23 horas em Los Angeles. Estou precoupada com minha bagagem. Sei que farei imigração em Atlanta e, pelo que entendi, deverei pegar minhas malas em Atlante e fazer o redespacho. É isso? E em Los Angeles? Como fica? Gostei muito de suas explicações, Obrigada

    Curtir

  14. Olá estou voltando de Tampa na Flórida para São Paulo, com escala em Miami. Vou despachar uma bagagem. Saberia informar se na conexão preciso retirar a mala ou ela é enviada direto ao Brasil e posso ir direto para portão de embarque?

    Curtir

  15. I’m impressed, I must say. Rarely do I encounter a blog that’s both educative and interesting, and let me tell you, you have hit the nail on the head. The issue is something which too few men and women are speaking intelligently about. I am very happy I stumbled across this in my search for something concerning this.|

    Curtir

Deixe um comentário